CINECULTURA

APRENDA A PRODUZIR PARA CINEMA, VÍDEO E TV.


No CINECULTURA, cursos e oficinas são ministrados visando a produção de material direcionado ao cinema, vídeo e TV.


Os argumentos são criados pelos próprios participantes. Além de fomentar o conhecimento, o CINECULTURA se transformou em ponto de encontro para todos os que trazem uma enorme paixão pela área de audiovisual. O projeto conta com o suporte educacional da Unicamp, que por meio de profissionais qualificados e metodologia evidenciada, certificam a qualidade das informações transmitidas aos alunos. Cursos e oficinas dirigido ao público com faixa etária a partir de 14 anos, moradores em Amparo-SP e região, que tenham cursado ou estejam cursando Ensino Médio.



PARTICIPE!
Inscrições de 15 a 26 de agosto de 2011.
Horários: das 09:00h. as 12:00h. / 14:00h. as 17:00h.

INFORMAÇÕES: 19.38085185
WEB SITE: http://www.fundacaosaopedro.org.br/

quinta-feira, 20 de setembro de 2012

Atividades realizadas


1ª Mostra de Artes CINECULTURA e FUNDAÇÃO SÃO PEDRO
12/08, das 20h às 22h: Mostra das produções do CINECULTURA do 1º semestre e lançamento do Curta Cecília; performance da Cia. de Teatro da Fundação São Pedro; lançamento da programação do 2º semestre. 300 pessoas participaram.

Divulgação das atividades do CINECULTURA nas escolas
15 a 18/08. Escolas centrais e dos bairros (10 escolas visitadas divulgando a programação do CINECULTURA, aproximadamente 3.000 alunos)..


Curso permanente do roteiro à finalização
23/08 a 10/12, das 15:30h às 16:30h (3as e 4as): ensino de técnicas e práticas do roteiro à finalização. 15 alunos


Divulgação do CINECULTURA no programa de TV regional Eliana Dagmar (veiculação SRTV: Pedreira, Amparo, Santo Antonio de Posse, Holambra e Jaguariúna) - 21/09, exibição das 12h às 13h.

Geração de novas oportunidades para o Ponto de Cultura e seu público


A visibilidade do nosso trabalho em Amparo e região despertou o interesse tanto da comunidade, produtores independentes de programas de TV´s, e, principalmente, das prefeituras.
Como já citado, novas oportunidades para nossos alunos foram geradas. Disciplina, organização e trabalho em equipe melhoraram. Um caso de destaque, foi a história de dois alunos do projeto que nunca pensaram em cursar uma universidade, visto a situação que vivem (de forma carente), tiveram uma nova percepção de mundo ao entrarem em contato com o CINECULTURA. Viram como é possível sonhar, colocar no papel uma idéia e concretizá-la e usarem isso também nas suas vidas. Estão focados nos estudos para prestarem vestibular no final de 2012 com esperanças de um futuro melhor.

CINECULTURA ITINERANTE


Aulas do Educandário Nossa Senhora do Amparo
Curtas: 4 filmes produzidos pelos alunos do Educandário Nossa Senhora do Amparo, sob orientação do instrutor de arte e cultura Lineker Lima (iniciou como aluno do CINECULTURA, desde janeiro de 2010, e hoje é instrutor remunerado) e do estagiário Deivide dos Santos (aluno do CINECULTURA desde ago/2010).
Da esquerda para direita: Deivide Santos (estagiário CINECULTURA), Matheus, Vinicius, Lineker Lima (instrutor de arte e cultura) e Jhenipher,
na pré-produção do filme “Papai Alien”

De acordo com as dirigentes da instituição Educandário, os resultados desta ação do CINECULTURA foram fantásticos. As crianças melhoraram o comportamento e a relação professor x aluno, melhora na disciplina e no trabalho em equipe, além de se “soltarem” usando sua criatividade como forma de expressão.
Filmes produzidos: Cachorro de Circo, Casa da Piada, Os Perdidos e Papai Alien:





Aulas na zona rural
A atriz e instrutora de arte e cultura Márcia Aleiixo, conduziu um trabalho de preparação de atores para cinema, por meio de encontros semanais permanentes, de agosto a dezembro, na Escola Estadual Professor Ariosto Ribeiro Persicano. Esta ação contou com a participação de 10 alunos e como resultado o curta-metragem “MEDO”. As aulas tiveram início em 15/09.



 Curta “Pablo” (em fase de finalização)Roteiro desenvolvido pelo aluno Romênio Bonetti, narrando a vida de um jovem que compara a sua vida com a de um “pato”. Esta ficção, de 3 minutos, está sendo finalizada pelos alunos do CINE e será concluída no 1º semestre de 2012.

terça-feira, 18 de setembro de 2012

Resultados alcançados pelo projeto


A produção dos alunos do curso permanente foi após o aprendizado de técnicas de vídeo e TV, como citado no último relatório, a realização de práticas voltadas ao telejornalismo comunitário e cobertura de eventos.
As aulas práticas foram feitas nas ruas da cidade, com entrevistas diversas, tendo como tema a história de vida das pessoas de Amparo. Além disso, a equipe deu início ao planejamento da cobertura do Festival Verão em Movimento, organizado pela Prefeitura Municipal de Amparo. Este festival foi realizado em janeiro deste ano e contou com a participação do CINECULTURA.


Apresentador do CINECULTURA,
Romênio Bonetti, realizando uma
das entrevistas durante o Festival 
Verão em Movimento
Cobertura do Evento organizado 
pela Fundação São Pedro em 
comemoração ao dia das 
crianças (23/10)

Número de público do Ponto de Cultura


40 pessoas participaram do Workshop de Comunicação que abordou noções de como comunicar através da fotografia;
15 alunos participaram dos encontros semanais permanentes;
90 crianças foram beneficiadas pelo CINECULTURA itinerante, que atuou no Educandário Nossa Senhora do Amparo.
10 alunos da zona rural: Escola Estadual Prof. Ariosto Ribeiro Persicano. Receberam aulas de teatro voltado para interpretação cinematográfica e realizaram um curta metragem chamado “MEDO”.
600 pessoas de forma direta em eventos organizados pelo CINECULTURA e FUNDAÇÃO SÃO PEDRO, tiveram oportunidade de assistir as produções;
Aproximadamente, 2000 pessoas, de forma indireta, via Internet, assistiram as produções (Facebook e Youtube).

Desenvolvimento artístico/cultural/social do projeto


De acordo com o nosso objetivo, que é o de contribuir para a formação de jovens na área do audiovisual, o CINECULTURA está conseguindo cumprir com o que foi proposto, devido aos resultados e à visibilidade do projeto.
Neste semestre, foi possível solidificar uma equipe de alunos, onde cada um possui uma função: cinegrafista, editor, apresentador, diretor, produtor e roteirista. Esta definição de tarefas proporcionou uma otimização nos resultados das produções e melhor organização das atividades.
A transformação como pessoas também foi notável. De acordo com dois alunos do projeto, que nunca pensaram em cursar uma universidade, visto a situação que vivem (de forma carente), tiveram uma nova percepção de mundo ao entrarem em contato com o CINECULTURA. Viram como é possível sonhar, colocar no papel uma idéia e concretizá-la e usarem isso também nas suas vidas. Atualmente, já estão se preparando para prestarem vestibular e tendo esperanças de um futuro melhor.
Com os trabalhos realizados pelo CINECULTURA e as visitas à prefeituras e empresas, foi possível a criação de parceria, visando a sustentabilidade do projeto.

Os dias de funcionamento do Ponto de Cultura


Na sua sede, o CINECULTURA, manteve como no 1o semestre, os dias e horários de funcionamento: 3as e 4as, encontros permanentes, das 15h às 16:30h, onde os alunos aprendem técnicas e práticas do audiovisual.
O projeto CINECULTURA itinerante foi implantando de Agosto a Dezembro, de 2011, no Educandário Nossa Senhora do Amparo (carta anexa-entidade que desde 1949 atua na defesa e direitos de crianças e adolescentes e realizam atividades ligadas à cultura), por meio de instrutores de arte e cultura do projeto, que ensinaram técnicas e práticas de cinema para crianças entre 9 e 12 anos de idade. As aulas foram ministradas para 4 turmas, às sextas-feiras, das 9h às 17h. Além deste dia, os instrutores do CINECULTURA, realizaram produções às segundas e terças feiras, nos meses de outubro e novembro.
O resultado desta ação no Educandário foi de 4 filmes, apresentados em dezembro, na mostra semestral das produções do CINECULTURA.
O CINECULTURA itinerante atuou também na Escola Estadual Prof. Ariosto Ribeiro Persicano, atendendo 10 alunos. O resultado foi a produção do curta “Medo”, sob orientação da instrutora de arte e cultura Márcia Aleiixo.
Além disso, oficinas e produções ocorreram na sede do CINECULTURA no período da noite e aos sábados.

Abertura das atividades do CINECULTURA


No dia 12/08, realizamos a abertura das atividades do CINECULTURA com a 1a Mostra de Artes. Neste evento, apresentamos as produções realizadas no 1o semestre de 2011, performances de teatro da Cia. Fundação São Pedro e apresentamos a programação do 2o semestre. O evento contou com a participação de, aproximadamente, 300 pessoas, entre alunos, familiares, comunidade e autoridades.
Apresentação Cia. Teatro Fundação São Pedro
Da esquerda para direita: Ana Maria Camargo (Secretária de Cultura, esporte e lazer de Amparo); Anna Luzia de Castro (vice-prefeita); Rafael Piffer (produtor CINECULTURA); Márcia Aleiixo (Instrutora de Arte e Cultura e atriz); Priscila Juliê (Responsável técnica CINECULTURA)